Governo abre 'cadastro antecipado' obrigatório na seleção de novos estudantes da rede estadual no MA
11/11/2024
Etapa é uma novidade este ano para todos os novos estudantes, em todas as modalidades de ensino. Confira como fazer o cadastro. Mais de 244 mil não tiveram acesso aos estudos durante a pandemia no Maranhão
Divulgação/Seduc
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (11), a primeira fase no processo de ingresso de novos estudantes na rede estadual de educação no ano letivo de 2025.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A fase consiste em um 'Cadastro Antecipado', que acontece antes da pré-matrícula, e é uma novidade este ano. O governo diz que 'a criação desta fase no processo de ingresso de novos estudantes facilitará a realização das demais etapas'.
O Cadastro Antecipado é obrigatório para todos os novos estudantes que ingressarão na rede estadual e atende a todas as modalidades de ensino oferecidas, incluindo creches (Centro e Liberdade), Iema Bilíngue (São Luís e Santa Inês), Ensino Fundamental (residual), Ensino Médio Parcial e Ensino Médio em Tempo Integral (Centros Educa Mais).
Para acessar o sistema de 'Cadastro Antecipado', é preciso acessar o site da Secretaria Estadual de Educação e usar o CPF do estudante, pois ele é indispensável para o preenchimento e posterior avanço para a pré-matrícula.
Como fazer o Cadastro Antecipado:
Dados Pessoais: Na primeira tela, devem ser inseridos CPF, nome completo e data de nascimento do estudante, além dos dados do responsável e um número de telefone para contato.
Documentação Complementar: A segunda tela exige informações adicionais, como nacionalidade, etnia e documentos, incluindo RG. Endereço:
Na última etapa, o responsável deverá fornecer o endereço completo do estudante.
Após o preenchimento correto das três telas, uma mensagem de conclusão será exibida, indicando que o cadastro foi finalizado. Feito isso, basta aguardar a abertura da segunda fase, a pré-matrícula, em que o responsável precisará apenas do CPF e data de nascimento do estudante para continuar o processo.